Cursos 24 horas

Seja Bem vindo

Este blog tem a finalidade de buscar receitas na net e publica-las aqui , como também fotos , papéis de parede e assuntos diversos do momento . Nosso blog é democratico quem se sentir prejudicado é só nos informar meu email é luiz35braga2010@hotmail.com Um abraço Luiz sergio

Confeitariadamadrugada

Confeitariadamadrugada

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Presunto pata negra fabricação




direto do blog Panela do Muniz.

O presunto cru, sobretudo o do tipo pata negra, é o supra-sumo dos “frios”. Chega a custar 300 reais o quilo.

Para conservar as carnes por mais tempo, numa época em que não havia geladeiras, o homem desde a mais remota antiguidade aprendeu que era preciso tirar dela todo o líquido. "Perexutos", em latim, quer dizer exatamente isso - "privado de todo líquido". Curioso é que esse processo utilitário ainda deixa as carnes, sobretudo de porco, muito mais saborosas. "Presuntos", assim se diz delas.

Sem contar que, apesar de servidas cruas, não estragam. Porque são "curadas" em um processo que inibe o crescimento de bactérias. A fabricação dos presuntos se faz por etapas - salga, defumação, secagem, condimentação, maturação.

Mas, entre esses tantos, nenhum se iguala ao presunto cru espanhol "pata negra". Na fama e no gosto. O segredo da qualidade está na maneira de preparar, claro; mas, sobretudo, na raça do animal - a "ibérica", um porco meio selvagem, gordo, com pêlo negro, pernas longas, canelas finas e famosas unhas escuras (nem sempre, em verdade). Daí vindo o nome como é conhecido - "pata negra".

Nada tendo esses presuntos a ver com os usualmente encontrados em nossos supermercados, de preço mais em conta e sabor mais comum - por usar, entre outros ingredientes, sobras de carne de porco prensada.

A qualidade da carne é determinada pelo tipo de alimentação dos porcos. As melhores são "bellotas" - de animais alimentados apenas das "bolotas" - frutos do azinheiro e do sobreiro (árvore da cortiça). Cada animal chega a consumir até 12 quilos delas, por dia. "Jamon Ibérico de Bellota" ou, simplesmente "pata negra". Depois, menos valorizadas, vêm os "recebos" - animais que, na alimentação misturam "bolotas" e cereais. Por fim, consideradas de menor qualidade, as "pienso" - porcos engordados apenas com cereais.

Em todos os casos, são abatidos em local próprio (chacineria), quando atingem por volta dos 180 quilos, entre 14 e 18 meses. Depois de mortos por choque elétrico, os animais seguem ritual que se reproduz há séculos.

Primeiro são lavados em água morna, tosados e resfriado por 24 horas. Então são cortados em partes - reservando-se as pernas traseiras para fazer o presunto. Do restante da carne do porco ibérico se faz "chorizo" - de todo tipo: finos ou grossos, secos ou defumados, temperados com ervas e colorau; e "lomo embuchado" - lombo do porco curado, limpo de gorduras e bem temperado.

A carne destinada ao presunto é pendurada, até que todo o sangue escorra. Em seguida, cobre-se com camada grossa de sal; permanecendo assim, a carne, por 14 dias. Depois são lavados e armazenados, por 6 semanas, em local fresco (entre 6º a 8ºC) que mais parecem adegas.
Inicia-se então o processo da cura. Para tanto pendura-se o presunto, com cordas ou ganchos, em secadouros. Sendo a entrada de ar fresco, regulada segundo o clima, com dispositivo especial.


Essa carne então "transpira", chegando a perder até um terço de seu peso inicial. Depois as peças vão para local com temperatura ainda menor, onde ficam penduradas por mais 14 meses.
Esse tempo é necessário para que o fungo Penicillium roquefortis, o mesmo do queijo roquefort, possa cobrir a carne - produzindo sabor e aroma característicos do presunto.

Nesse ponto um "calador" faz a prova, espetando o "punze" (objeto pontiagudo, feito de osso ou chifre) em várias partes do presunto, retirando pedacinhos da carne. Se tiver as qualidades exigidas, fica ainda mais algum tempo curando. Quando não, é logo posta de lado.

Todo o processo de preparação e cura dura, em média, 30 meses. Depois de pronta, a peça terá entre 6 a 8 quilos. Com gordura marmorizada em toda a carne. Nasce então o presunto, uma das mais saborosas carnes do mundo. Especialmente quando for pata-negra

domingo, 13 de junho de 2010

Pavê da Ramalia Janoni Braga



Ingredientes:
1 vidro de leite de coco
1 porção do creme branco
1 porção de creme de chocolate
1 lata de abacaxi em calda
1 pacote de 100gr. de coco ralado
1 pacote de bolacha maisena de limão
1 fatia de abacaxi para enfeitar.
Farinha de maisena quanto baste
2 gemas de ovo ( Tirar bem as claras )
Modo de fazer:

Molhe as bolachas na calda do abacaxi, e forre o fundo da forma, de vidro,
Em seguida coloque a camada do creme branco uma camada do creme de chocolate e uma camada dos abacaxis em pedacinhos, pulverize coco ralado, coloque uma fatia de abacaxi para enfeitar.leve a geladeira para gelar pelo menos 2 horas.

Creme Branco.

1 lata de leite condensado.
3 lata e meia de leite de vaca
4 colheres de sopa de maisena
2 gema de ovo
Como fazer:
Misturar os ingredientes do creme bem misturado antes de levar ao fogo , mexendo sempre até levantar fervura.

Creme de chocolate.
2 lata e meia de leite
1 vidro de leite de coco
4 colheres de achocolatato
3 colheres de açúcar
Como fazer:
Misturar todos ingredientes e levar ao fogo até ferver mexer sempre.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cachorro quente do serjão




INGREDIENTES:

• 01 unidade de sachet fermento biológico seco (OU 30gr / 02 tabletes do fermento biológico fresco)
• 01 xícara de leite integral (morno)
• 01 xícara de água morna
• 02 unidades de ovo (em temperatura ambiente)
• 01 colher de sopa de açúcar
• 01 colher de sopa de sal
• 0.5 xícara de óleo de soja
• 02 colheres de sopa de margarina (em temperatura ambiente)
• 04 colheres de sopa de creme de leite
• farinha de trigo peneirada (+ ou - 800gr) a gosto
• recheio (Salsichas, Frango com Catupiry, Carne Moída, Queijo com Presunto...) a gosto

Modo de fazer:
1. Reserve a farinha e leve os outros ingredientes ao liquidificador, batendo até dissolver tudo e ficar uma mistura bem homogênea. Despeje em uma tigela grande e junte a farinha de trigo peneirada aos poucos, sovando muito bem. Não deixe a massa seca ficar demais. Deixe descansar por 01 hora no microondas (esquente 01 copo de água por 01 minuto no micro. Ponha o copo com água quente no fundo do micro e coloque a tigela com a massa. Feche o micro).
Abra a massa do tamanho desejado, aos poucos com um rolo, bem fininha (eu abri na placa de melanina com o rolo de acrílico levemente untados com manteiga). Recheie a gosto (eu usei salsichas com molho bem sequinho, queijo com presunto e queijo com orégano) e pincele com a mistura de 01 gema com 01 c. sopa de óleo de soja. Deixe descansar por mais 10min e leve para assar por 20min (não precisa untar a fôrma), em forno beeeeeeeeeeem pré aquecido

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pão de Fubá do Serjão



Esta é minha receita de de Pão de fubá tipo broa experimente é demais !

Ingredientes:

50 grs. De fermento para pão
75 grs de açúcar
1 colher de café de sal
50 grs de margarina ou manteiga
0,250 ml de água morna
1 ovo
150 grs de fubá
350 grs de farinha de trigo

Modo de fazer:

Em uma vasilha dissolva o fermento com o açúcar e o sal
Coloque a margarina,a água morna, o ovo, o fubá e a
farinha de Trigo, e vá sovando até ficar uma massa macia
mas lisa,coloque mais farinha se precisar, em uma assadeira
untada e enfarinhada coloque o pão e deixe dobrar de volume, pincele água e pulverize fubá.Por cima, leve pra assar em forno médio por 25 minutos e depois colocar Em fogo alto para terminar de assar. E dourar

DONUTS



esta receita veio do blog pao bolos e cia

INGREDIENTES
Para a massa:
200ml de água morna
10g de fermento biológico fresco / 1 colher (chá) de fermento biológico seco
550g + 50g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal fino
75g de açúcar
1 limão (raspa)
1 colher (chá) de extracto de baunilha
125g de manteiga
3 ovos

Para a calda:
300g de açúcar
150ml de água
1 pau de canela
1 casca de limão

PREPARAÇÃO
Numa tigela fazer uma esponja, dissolver o fermento na água morna, juntar 100g da farinha, mexer e deixar levedar em local aquecido, até borbulhar.
Juntar 450g de farinha, o sal, o açúcar, o limão, a baunilha, a manteiga derretida e os ovos.
Amassar bem, à mão, durante 10min., até formar uma bola homógena, onde bolhas de ar se formam e rebentam à medida que se amassa. Acrescentar as 50g de farinha à medida que se amassa.
Deixar levedar, tapado, em local aquecido, até duplicar de volume.

Separar bolas de massa, com cerca de 40g, ou do tamanho de pequenas clementinas. Fazer, com o dedo, um buraco ao meio e rodar no dedo, como se fosse uma roca, para moldar os donuts. O orifício deve ficar bem largo, pois a massa vai levedar e depois fecha o orifício.
Colocar os donuts na pedra enfarinha, tapar e deixar levedar mais 30-1h, para duplicarem de volume.

Fritar em óleo abundade, mas não muito quente.
Escorrer em papel absorvente.

Para a calda, juntar o açúcar e a água e deixar ferver até ao ponto entre o de fio e o de cabelo, +/- 105ºC.
Passar cada donut na calda, colocar num prato ligeiramente fundo e cobrir com a restante calda. Os que não forem comidos podem permanecer no prato, cobrindo com película aderente.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- A massa é macia, amassa-se e tende-se muito bem;
- É importante que depois de tendidos, levedem o suficiente, para que se tornem fofos e com superfície lisa.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pastel diferente do Carlão



peguei esta foto emprestado

mas a massa é do carlão

*um copo de requeijão de farinha de trigo
*um copo de requeijão de polvilho doce
*um copo de requeijão de água morna
*um tablete de fermento biológico
*um ovo
*uma colher de chá de sal e outra de açúcar
*óleo para fritar

Modo de fazer :

Em uma vasilha funda , coloque ,a farinha de trigo o polvilho, dissolva o fermento
Junto com o açúcar e o sal na água morna coloque o ovo e sove a massa , abra em
Uma superfície lisa e coloque o recheio que você mais gostar.e frite em óleo quente

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Esta com muita tosse, use mel com abacaxi !!




fotos da revista época

Ingredientes:

1 abacaxi , cortado em cubinhos
1 vidro de mel , + ou - 360 grs.
1/2 xícara de açucar
1 colher de sopa de água

Modo de fazer:

Coloque em uma panela funda o açucar a colher de água e forme uma caldinha ,quando estiver em ponto de fio coloque os abacaxis cortados em cubinhos sem o talo do meio
quando amolecer bem coloque o mel , mexa e deixe ferver mais um pouco , desligar tampar até esfriar bem , coar e colocar em um vidro que tampe bem , deixe na geladeira , quando tossir tome 2 colheradas do mel , é ótimo e vai acalmar a tosse

ATENÇÂO ; diabeticos não devem usar !!!

Batata recheada de boteco



essa eu fiz ficou demais !!!

Ingredientes:

6 batatas tamanho médio
6 fatias de presunto
6 fatias de mozzarela
2 ovos
sal
farinha de rosca q. b. para empanar
Palitos para prender as partes
Óleo para fritar

Modo de fazer:
Descasque e cozinha as batatas por mais ou menos 4 minutos , ou até estar macia
porém firmes , escorra a água e corteas ao meio com cuidado ,coloque uma fatia de
presunto e uma fatia do queijo mozzarela, prenda as 2 partes com os palitos , e passe
as batatas nos ovos levemente batidos com um pouquinho de sal e passe na farinha de rosca , Frite em óleo quente , depois de fritas coloque em papel absorvente para secar o óleo , e é só aproveitar hummmmm!!!!


acompanha um belo arroz com feijão

Batatas com alho e ervas



esta receita veio do blog cinco sentidos na cozinha

agora com feriadão que tal esta batata de aperitivo é demais!!! hummmm

Ingredientes

batatas
sal
alho em pó
ervas aromáticas de frasco- salsa e mangericão

Confecção

- Corte as batatas em cubos ou palitos, como mais goste.
- Lave-as bem. Tempere-as com sal, o alho em pó e as ervas.
- Frite-as como de costume.