Cursos 24 horas

Seja Bem vindo

Este blog tem a finalidade de buscar receitas na net e publica-las aqui , como também fotos , papéis de parede e assuntos diversos do momento . Nosso blog é democratico quem se sentir prejudicado é só nos informar meu email é luiz35braga2010@hotmail.com Um abraço Luiz sergio

Confeitariadamadrugada

Confeitariadamadrugada

domingo, 27 de janeiro de 2013

Bolos Folhados do Alentejo

Direto de doces e temperos :

Estes bolos folhados são mais uma receita tradicional do Alentejo que a par de tantas outras tenho trazido a este blog. É uma receita antiga e a senhora que ma deu só avisou que tinha de ter muita força para "amassari, amassari e tornar a amassari." (Realmente venero o sotaque alentejano, não há sotaque mais bem disposto!)




E bem dispostos ficamos logo pela manhã saboreando estes bolos bem fofinhos com um café acabado de fazer. É impossível resistir à provocação!!!



A aparência não ilude, façam e comprovem como ficam formosos e deliciosos. Podem ser inimigos de dietas e afins mas como temos de amassar bastante acabamos por juntar o útil ao agradável.


Ingredientes:






1 Kg de farinha tipo 55

50 gr de fermento de padeiro

250 gr de banha para a massa + 150 para enrolar os bolos

6 ovos

200 grs de açúcar misturado com uma colher de chá de canela

0,5 dl de aguardente

açúcar para polvilhar




Podem rechear-se com gila depois de enrolados, alargando o espaço deixado pelo cabo da colher de pau e introduzindo com cuidado o doce. Eu prefiro-os simples.



Preparação:






Peneira-se a farinha. Junta-se-lhe o açúcar, 250 gr de banha derretida e um pouco de água morna (suficiente para se obter uma massa que se possa trabalhar).Dissolve-se o fermento num pouco de água tépida e junta-se à massa anterior. Amassa-se bastante e à medida que se vai trabalhando, juntam-se os ovos, um a um, e a aguardente.Amassa-se cerca de 30 minutos. Deve-se ter o cabo de uma colher de pau grande que se unta com um pouco de banha. Estende-se a massa o mais fina possível com o rolo da massa, cortam-se tiras mais largas num dos lados e mais estreita noutro e vão-se enrolando à volta deste e untando com banha as tiras.Quando o rolo de massa tiver o tamanho desejado, retira-se o pau, ajeita-se o rolo de massa, dando-lhe uma forma regular e corta-se com muito cuidado.Não é preciso ficar um rolo demasiado grosso porque vão levedar.

Colocam-se num tabuleiro, cobrem-se com um pano e deixam-se levedar cerca de 6 horas em local aquecido, por exemplo dentro de um forno que se liga um pouco e depois desliga-se, deixando o tabuleiro lá dentro.

Levam-se os bolos a cozer em forno bem quente e polvilham-se imediatamente com açúcar quando estiverem cozidos para o açúcar pegar. Estão cozidos quando mostrarem este aspecto tostado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário