Cursos 24 horas

Seja Bem vindo

Este blog tem a finalidade de buscar receitas na net e publica-las aqui , como também fotos , papéis de parede e assuntos diversos do momento . Nosso blog é democratico quem se sentir prejudicado é só nos informar meu email é luiz35braga2010@hotmail.com Um abraço Luiz sergio

Confeitariadamadrugada

Confeitariadamadrugada

domingo, 27 de janeiro de 2013

Bolos Folhados do Alentejo

Direto de doces e temperos :

Estes bolos folhados são mais uma receita tradicional do Alentejo que a par de tantas outras tenho trazido a este blog. É uma receita antiga e a senhora que ma deu só avisou que tinha de ter muita força para "amassari, amassari e tornar a amassari." (Realmente venero o sotaque alentejano, não há sotaque mais bem disposto!)




E bem dispostos ficamos logo pela manhã saboreando estes bolos bem fofinhos com um café acabado de fazer. É impossível resistir à provocação!!!



A aparência não ilude, façam e comprovem como ficam formosos e deliciosos. Podem ser inimigos de dietas e afins mas como temos de amassar bastante acabamos por juntar o útil ao agradável.


Ingredientes:






1 Kg de farinha tipo 55

50 gr de fermento de padeiro

250 gr de banha para a massa + 150 para enrolar os bolos

6 ovos

200 grs de açúcar misturado com uma colher de chá de canela

0,5 dl de aguardente

açúcar para polvilhar




Podem rechear-se com gila depois de enrolados, alargando o espaço deixado pelo cabo da colher de pau e introduzindo com cuidado o doce. Eu prefiro-os simples.



Preparação:






Peneira-se a farinha. Junta-se-lhe o açúcar, 250 gr de banha derretida e um pouco de água morna (suficiente para se obter uma massa que se possa trabalhar).Dissolve-se o fermento num pouco de água tépida e junta-se à massa anterior. Amassa-se bastante e à medida que se vai trabalhando, juntam-se os ovos, um a um, e a aguardente.Amassa-se cerca de 30 minutos. Deve-se ter o cabo de uma colher de pau grande que se unta com um pouco de banha. Estende-se a massa o mais fina possível com o rolo da massa, cortam-se tiras mais largas num dos lados e mais estreita noutro e vão-se enrolando à volta deste e untando com banha as tiras.Quando o rolo de massa tiver o tamanho desejado, retira-se o pau, ajeita-se o rolo de massa, dando-lhe uma forma regular e corta-se com muito cuidado.Não é preciso ficar um rolo demasiado grosso porque vão levedar.

Colocam-se num tabuleiro, cobrem-se com um pano e deixam-se levedar cerca de 6 horas em local aquecido, por exemplo dentro de um forno que se liga um pouco e depois desliga-se, deixando o tabuleiro lá dentro.

Levam-se os bolos a cozer em forno bem quente e polvilham-se imediatamente com açúcar quando estiverem cozidos para o açúcar pegar. Estão cozidos quando mostrarem este aspecto tostado.



Bilharacos

Direto do blog Doces e temperos

Bilharacos

O bilharaco é um doce típico da região de Aveiro. É uma espécie de bolinho doce frito, feito com abóbora menina ou como se diz naquela zona “cabaça”.




Dizem que tem origem na palavra belharocas, «covas feitas pela acção do tempo, onde se acolhem animais», pois ao serem fritos apresentam uma série de covinhas.



Usualmente são confeccionados no Natal porque é a época de maior abundância de abóboras e porque são reconfortantes ao serem comidos quentinhos, acabados de fritar.



Não estamos no Natal, eu sei, mas as actividades hortícolas do meu pai continuam a produzir as saborosas “cabaças”. Sendo assim apeteceu-me experimentar mais esta receita tradicional com que há algum tempo um amigo Aveirense de tanto me falar me vinha criando “água na boca”. E devo dizer que tem razão, são realmente deliciosos!!!



Ingredientes:



•400 gr de abóbora menina cozida e bem escorrida (se necessário deixar escorrer de um dia para outro)

•400 gr de farinha sem fermento

•12 ovos

•250 gr açúcar

•50 gr de maisena

•1 colher de sobremesa de fermento em pó

•Raspa de uma laranja

•1colher de sobremesa de aguardente ou vinho do porto

•Açúcar e canela a gosto

•50 gr de nozes, passas ou pinhões (facultativo).   Preparação:



•Amassamos a abóbora com um garfo, juntámos a farinha aos poucos e esmagamos com as mãos.

•Acrescentamos 6 ovos e amassamos um pouco mais.

•Juntamos o açúcar, a maisena e mais 6 ovos previamente batidos e mexe-se com a colher de pau. Adiciona-se por fim o fermento. Se optar pelos frutos secos acrescente-os nesta fase.

•Aquecemos a fritadeira e quando estiver bem quente, com a ajuda de uma colher de sopa cheia, vertemos porções de massa.

•Convém referir que a massa fica um pouco liquida mas é mesmo assim.

•Não se devem fritar muitos de uma vez.

•Quando começarem a ficar douradinhos, tiram-se da fritadeira, escorrem-se bem em papel absorvente e passamos por açúcar e canela.

Nota: Esta receita rende muito, por isso aconselho a fazer metade da mesma.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cannoli Sicilianos

Receita do chef Alexandre Leggieri

Ingredientes


Massa

500 grama(s) de farinha de trigo (4 xícaras cheias)

50 grama(s) de açúcar (5 colheres de sopa cheias)

70 grama(s) de gordura vegetal (7 colheres de sopa)

30 grama(s) de banha (3 colheres de sopa)

80 mililitro (ml) de vinho licoroso ou marsala ou porto ou nacional (5 colheres de sopa generosas)

50 mililitro (ml) de grapa ou cachaça (4 colheres de sopa)

2 colher(es) de chá de água de flor de laranjeira ou essência de baunilha

1 ovo

1 gema (guardar a clara para fechar a massa dos cannoli)



Creme de Ricota

500 grama(s) de ricota fresca

250 grama(s) de açúcar (1 xicara e meia generosa ou 2, caso preferir mais doce)

1 colher(es) de sopa de vinho marsala ou porto ou nacional licoroso

raspas de 1 limão siciliano (só a parte amarela)

1 colher(es) de sopa de creme confeiteiro (opcional)

200 grama(s) de frutas cristalizadas

cereja cortada ao meio, pistache ou chocolate granulado para enfeitar


Creme Confeiteiro

1/2 litro(s) de leite

1 ovo

2 gemas

65 grama(s) de farinha de trigo peneirada (pouco menos de 3/4 de xícara)

75 grama(s) de açúcar (1/2 xícara)

1 colher(es) de café de essência de Baunilha


Modo de preparo

Massa

Misture todos os ingredientes e sove muito bem até a massa ficar lisa e homogênea. Depois, abra a massa com o pau de macarrão ou na máquina, até ficar bem fina.



Corte com um aro e enrole em tubos untados (Atenção: unte apenas a primeira leva). Enrole nos tubinhos de alumínio, feche a ponta pincelando com a clara e pressione bem para fechar direitinho.



Frite-os em óleo quente em imersão e deixe secar em uma tela vazada ou uma peneira de aço. Para escorrer bem o óleo e arejar, nunca coloque em papel-toalha, pois os tubinhos irão encharcar.



Os cannoli estão prontos para o recheio. Os canudos fritos duram até uma semana em ambiente fechado e seco. Reserve.



Creme de Ricota

Processe bem todos os ingredientes (exceto as frutas cristalizadas e os "enfeites") num processador até a ricota ficar cremosa.



Depois de processar, misture ao creme as frutas cristalizadas. Recheie os tubos e enfeite nas pontas com cereja cortada ao meio, pistache torrada ou chocolate granulado.



Creme Confeiteiro

Misture o ovo e as gemas com açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Depois, acrescente a farinha e entre com o leite já previamente aquecido.



Junte a baunilha e mexa sem parar em fogo baixo até que a mistura fique cremosa. Guarde na geladeira (dura até 3 dias) ou deixe esfriar e depois recheie os canudos.



Receita do chef Alexandre Leggieri, da Cannoleria (www.cannoleria.com)

Telefone: 11 6610-6084, São Paulo, SP

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Beringelas recheadas com camarão

Beringelas recheadas com camarão















Ingredientes:

2 beringelas

170 g de miolo de camarão congelado

2 cebolas pequenas

4 dentes de alho

2 tomates

1 malagueta pequena

1/2 colher de chá de cúrcuma

1/2 colher de chá de gengibre em pó

Óleo de girassol

Sal

Açúcar

Pão ralado qb

Preparação:

etapa 1

Abrir as beringelas ao meio no sentido longitudinal e retirar o miolo com cuidado para não partir a pele. Picar o miolo em cubos e reservar.

etapa 2

Alourar a cebola e o alho picados em óleo de girassol.

etapa 3

Quando estiverem dourados, acrescentar as especiarias, a malagueta cortada ao meio (sem sementes) e o tomate picado em cubos, temperando com sal e uma pitada de açúcar.

etapa 4

Entretanto, passar os camarões por água a ferver, retirar da água e reservar.

etapa 5

Quando o tomate estiver já cozido, acrescentar a beringela e deixar apurar. Se necessário, retirar a malagueta para não ficar excessivamente picante.

etapa 6

No final da cozedura, acrescentar os camarões.

etapa 7

Rechear as metades de beringela com o preparado, polvilhar com pão ralado e levar ao forno a dourar


Read more at http://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/beringelas-recheadas-com-camarao-fid-1508820#kwOjvBGSljrXXMut.99

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Posso congelar ovo ?

enviado por Talita da chocorango

Pode, tomando alguns cuidados. Ovos inteiros na casca não podem ser congelados, nem ovos cozidos. Para congelar ovos inteiros, você deve tirá-lo da casca, bater ligeiramente com um garfo e uma pitada de sal ou açúcar.


As claras podem ser congeladas ao natural, mas as gemas devem ser levemente batidas com um pouco de sal ou açúcar. Você pode colocar os ovos em forminhas de gelo, o que facilitará o uso depois. Não esqueça de etiquetar indicando qual a quantidade de sal e açúcar de cada ovo.

Para descongelar é só deixar na geladeira.





Durabilidade: 12 meses.

Dicas de cortes de carnes Para que serve cada Tipo?

Dicas de cortes de canes
Quem faz supermercado, tenho certeza que já parou em frente as gôndolas de carnes e ficou pensando: que tanto corte bovino é esse meu Deus??? Pra que serve cada tipo ??? O que eu compro??? Será que essa é macia??? Essa está muito cara, essa menos cara presta???


Bom, posso garantir que muita gente tem essas mesmas dúvidas. Afinal são 21cortes

Direto do blog naminha panela

Na hora de comprar a carne, preste atenção nas seguintes características:


#Consistência firme e compacta

#Cor vermelho-brilhante

#A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida. Se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura.

Para evitar desperdícios, calcule sua compra corretamente.

A tabela é esta:

#Carne sem osso – 175 gramas por pessoa.

#Carne com osso – 300 gramas por pessoa.



Para o churrasco a quantidade aumenta para 500 a 600 gramas se for servida apenas a carne ou 400 a 500 gramas se for acompanhada por saladas, pães,etc .



Antes de ser posta à venda, a carne bovina sofre um processo de maturação, que a torna mais macia e tenra. No mercado existem cortes limpos, embalados a vácuo, e congelados, que podem ser conservados até por 60 dias, sem risco de contaminação.É o tipo chamado de carne resfriada. Às vezes sua cor é escura, o que não significa estrago.



Há cortes para diferentes destinações:

#Para assar: rosbife, bisteca com osso, miolo de alcatra, picanha, maminha, coxão duro ou mole, lagarto, patinho e ponta-de-costela.

#Para refogar: cupim, acém, bisteca, patinho, fraldinha, capa de filé e filé de costela.

#Para ensopar: além dos que servem para refogar, entram rabo, tutano, ponta de agulha, aba de filé, peito e carne moída.

#Para fritar: contrafilé, patinho, coxão mole, alcatra e filé mignon.



Tipos de cortes bovinos

#Picanha: Pode ser chamada de tapa de cuadril (espanhol) ou cap of rump (inglês).Parte macia, mais marmorizada e com capa de gordura. É de fácil preparo e muito suculenta. É própria para churrascos, podendo ser assada inteira ou em postas no espeto ou na grelha. É boa para assados, bifes ou carne de panela. É importante prepará-la com a gordura para que o sabor e maciez fiquem mais acentuados,podendo-se retirá-la na hora do consumo. Lembre-se que a picanha pesa entre 1kg e1,5kg, portanto se você encontrar picanhas maiores à venda saiba que na verdade há uma parte de coxão duro que não foi separada do corte sendo vendida junto.

# Contrafilé: também conhecido como lombo, lombo desossado, filé curto, filé de lombo e filé.É chamado de contra filé pois na carcaça do bovino este corte situa-se “contra” o filé mignon, ou seja, estão apenas separados pelas vértebras lombares. Pode ainda ser chamado de bife angosto ou bife de chorizo (espanhol), faux-filet (francês) .É uma carne macia, de sabor acentuado e que por sua camada de gordura na lateral mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados,rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados. Deve ser servido mal passado ou ao ponto, e assado em alta temperatura para que não enrijeça. Prefira pedaços de contra filé com gordura uniforme.

#Filé de Costela (Noix): também conhecido como entrecote e charneira. Pode ainda ser chamado de bife ancho (espanhol), entrecôte (francês) .Este corte em especial, quando apresentado com osso, é chamado de bisteca ou chuleta. É uma carne muito saborosa, suculenta e macia. Tem fibras mais curtas e rijas, sendo utilizado principalmente para churrasco ou na grelha, ou como carne cozida com legumes, assados, refogados e picadinhos.

#Capa de Filé: é um corte localizado sobre o contra filé ou filé de costela na porção torácica.Com textura desigual e grande quantidade de nervos, precisa de cozimento mais longo, pode ser usado em ensopados, refogados, assados, churrascos, preparo na grelha e picadinhos.

#Cupim: é a porção de fibras musculares entremeadas de gordura situadas logo atrás do pescoço de bovinos de raça zebuína ou seus cruzamentos. É saboroso e muito usado em churrasco. Mas exige um longo tempo de cozimento.Tem sabor característico e paladar agradável. Deve sempre ser cozido lentamente, podendo ser assado enrolado em várias camadas de celofane especial para culinária que distribui o calor uniformemente e promove o cozimento da carne em seu próprio suco. Outra forma de preparo é o cozimento em panela de pressão, bem temperado ou apenas com sal refinado.

#Rabo: também conhecido como rabada. Chamado de rabo (espanhol), queue (francês)e tail (inglês). É uma carne com osso muito saborosa, excelente para ensopados e cozidos. Pode ser preparado em pedaços, cortando vértebra, ou numa só peça.

#Alcatra: um dos cortes mais versáteis do boi. Uma peça inteira mede 80cm e contém cinco tipos de carnes. São elas: picanha, maminha, baby beef, tender steak e o top sirloin.Todos muito saborosos, se cortados corretamente (contra as fibras).A alcatra é macia e tem pouca gordura, sendo ideal para bifes, refogados, assados e ensopados. Fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha. Evite cortes finos pois a carne poderá ressecar.(É considerada “A Rainha das Carnes”, de onde sai a maminha e a picanha). Deve ser servida ao ponto ou mal passada

#Miolo da Alcatra: também conhecido como coração de alcatra e centro da alcatra. Chamada decorazón de cuadril (espanhol) ou eye of rump (inglês).O corte conhecido como baby beef provém do miolo da alcatra.

#Filé Mignon: pode ainda ser chamado de lomo (espanhol), filet (francês) ou tenderloin (inglês). É o corte mais macio de carne bovina. Um filet mignon inteiro tem aproximadamente 2 kg. Tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra e o contra filé, é suculento e tem pouca gordura. É ideal para bifes, como tournedor, medalhão,escalope, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos. Fica bem acompanhado de vários tipos de molhos.

#Acém: também conhecido como agulha, lombo de agulha, alcatrinha, lombo de acém,lombinho de acém e tirante. É o maior e mais macio pedaço do dianteiro do boi, sendo uma carne relativamente magra que deve ser cozida por calor úmido. O acém rende ótimos ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados e bifes de panela

#Braço ou Paleta: dá bons molhos e ensopados, ótimo para carnes de cozimento mais longo e para moer.

#Peito: parte do dianteiro do boi constituída de músculos e fibras grossas e compridas.Necessita de cozimento longo em calor úmido. Pode ser usado em cozidos, caldos,sopas, refogados, enrolado com temperos e assado na panela com molho.

#Coxão Mole: também conhecido como chã de dentro, chã, coxão de dentro, polpa e polpão.Com fibras curtas e macias, é um corte macio que fica bom em assados, ensopados,picadinhos, escalopes, milanesas, bifes finos e enrolados, ou então moída pararefogados e molhos.

#Coxão Duro: também conhecido como coxão de fora, chandanca, posta vermelha, perniquim,lagarto plano, lagarto chato, lagarto vermelho, chã de fora e lagarto atravessado.Com fibras mais longas e rijas e gordura concentrada na parte externa, exigecozimento lento, sendo ideal para assados de panela, rosbifes, carne recheada,cozidos ou utilizado moído em molhos e refogados.

#Maminha: parte mais macia da alcatra, é suculenta e tem sabor suave. É boa para assados,churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura. Deve ser cortada de forma correta, ou seja,contra as fibras, para acentuar sua maciez e sabor.

#Patinho: menos macio que a alcatra, é usado para bifes à milanesa e preparações de carne moída crua – como o quibe e o steak tartar, ou então moída e cozida em refogados, molhos, bifes e assados. A parte inferior do patinho é um dos melhores cortes para escalope. Ideal também para picadinhos como o boeuf bourguignon (de origem francesa), goulash (origem húngara) ou spezzatino (origem italiana). Cortado em fatias transforma-se em um dos melhores escalopes que se pode conseguir do boi.

#Fraldinha: é também chamado de aba de filé. No corte de costela minga, a fraldinha é a ponta com carne. Conhecido como vacio (espanhol). Parte constituída de feixes musculares mais grossos e longos, é um corte muito saboroso que fica bom em ensopados,picados, cozidos, carne moída, carne recheada, carne desfiada (carne louca), caldos e sopas. Pode ser assada em churrasco ou na grelha, devendo ser cortada em tiras grossas.

#Ponta de Agulha: também conhecida como capa do bife, é a parte inferior da caixa torácica do bovino,tendo portanto ossos mais finos e bastante cartilagem entremeada com gordura.Fica muito bem em assados, ensopados ou sopa. É considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo uma carne muito saborosa para churrasco. Deve ser cozida por tempo longo, distante do braseiro, para amaciar suas fibras.

#Músculo: bom para molhos, ensopados, sopas, carnes de panela e cozida.

#Pescoço: Continuação do peito, tem formação muscular semelhante ao mesmo.Por ter estrutura muscular semelhante à do peito, pode ser usado nos mesmos tipos de pratos. Necessita de cozimento longo em calor úmido. Pode ser utilizado em sopas, guisados, cozidos, caldos, refogados, ensopados, enrolado com temperos ou assado na panela com molho.

#T-Bone: é um corte especial de lombo, feito através de seções transversais do músculo com osso. O T-bone tem parte final do contra filé de um lado do osso e a parte central do filé mignon do outro. É uma carne muito saborosa, macia e entremeada de gordura.

#Matambre: O matambre tem seu nome originado do espanhol “mata hambre”(mata a fome), pois quando um bovino é abatido a primeira peça de carne que se retira é esta “manta”que envolve a costela. Quando se compra costela, o matambre é a tira de carne de cor rosada que a envolve, e que deve ser preparada separadamente.Pode ser preparada na grelha ou no espeto, cortada em tiras finas e servida como aperitivo para o churrasco. Outro preparo excelente é enrolar o matambre e recheá-lo com legumes, lingüiça e ovos.

#Costela: também conhecida como costela do dianteiro, ripa de costela e assado. É a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos. A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas.Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, ou então para o preparo de carne cozida com legumes. As carnes preparadas com osso tem sempre um sabor muito especial.

#Ossobuco: também conhecido como músculo duro, músculo de segunda, músculo da perna e canela. Quando cortado com osso é chamado de ossobuco. Possui, no centro, osso com tutano que, submetido a cozimento lento, fornece pratos com molhos de muito sabor. Pode também ser usado em sopas e cozidos, produzindo caldos saborosos e gelatinosos

Tomate , Queijo e Bacon no Palito


esta idéia veio do site chocorango

Ingredientes:

Tomate Sweet Grape


Requeijão mineiro (pode ser o seu queijo preferido)

Bacon


Preparo

1. Higienize os tomatinhos, corte uma pequenina parte do tomate para fazer a base e o tomate parar 'de pé'. Corte o requeijão em cubos e reserve na geladeira.


2. Corte o bacon em cubos e aqueça bem uma panela, acrescente o bacon e deixe fritar em fogo médio alto, numa temperatura suficiente para que o bacon libere sua gordura e frite, ao invés de cozinhar. Quando estiver dourado, retire do fogo e acomode em um prato com papel toalha.


Montagem

3. Espete em cada palito um tomatinho, um cubo de requeijão e o bacon frito.


Posso congelar?

Não. O tomate fresco perde a textura se congelado